DONA IVONE LARA alegria, minha gente (serra dos meus sonhos dourados) 1982, WEA

Em 1982, apenas quatro anos depois de lançar o seu primeiro disco solo, Dona Ivone já era chamada pela imprensa e pelo meio musical de Primeira-Dama do Samba. Segundo o seu parceiro Hermínio Bello de Carvalho, o apelido se justificava pelo fato de a artista ser a primeira a cantar, a compor, a tocar um instrumento (o cavaquinho, ainda que ela não fosse nenhum virtuose) e a dançar aquele miudinho tão particular.

Toda essa comunhão de talentos e habilidades de Ivone rendia alguns frutos. E um deles era ela ter o privilégio de poder trabalhar com os melhores produtores de samba do país: Adelzon Alves, nos seus dois primeiros álbuns, Sérgio Cabral, no terceiro, e J.B. Botezelli, o popular Pelão, que havia produzido o disco Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste, em que a artista interpretara “Amor Aventureiro” (Mano Décio da Viola/Silas de Oliveira) e “Andei Para Curimá”, dela mesma. Agora, no quarto LP de Dona Ivone, – Alegria Minha Gente (Serra dos Meus Sonhos Dourados) – , novamente pela WEA, a função caberia ao competentíssimo Rildo Hora.

O produtor, que naquela época já havia tomado parte em grandes sucessos de Martinho da Vila e Beth Carvalho, definiu qual seria o plano básico do repertório logo no primeiro encontro com a compositora. Além do já habitual equilíbrio entre composições apenas da artista e dela em parceria com Délcio Carvalho, o álbum apresentaria sambas que Ivone ouvia na sua juventude na escola Prazer da Serrinha.

No azeitado pot-pourri “Sambas de Terreiro (Prazer da Serrinha)”, foram gravadas sete canções, uma mais bonita que a outra, de nomes como Carlinhos Bem-Te-Vi, Manula, Paco, Antenor Bexiga, Mestre Fuleiro e Dona Ivone. O LP, outra pepita da discografia da sambista, trazia também duas composições só dela, a quentíssima “Roda de Samba Pra Salvador” e o partido-alto “Preá Comeu”, além de “Uma Rosa Pro Cartola”, homenagem dos craques Wilson Moreira e Nei Lopes ao ícone mangueirense. E ainda havia espaço para um dos sambas mais bonitos feitos pela dupla Ivone/Délcio, “Nasci Para Sonhar e Cantar”. Tudo isso interpretado por instrumentistas do peso de Raphael Rabello (violão de sete cordas), Joel Nascimento (bandolim), Mané do Cavaco, Bebeto Castilho (baixo) e Luciana Rabello (cavaquinho), entre outros.
Lucas Nobile

A primeira pessoa que me falou sobre D.Ivone Lara, foi Sérgio Cabral, em 1974. A gente estava fazendo um samba quando ele me disse – “Parceiro, você precisa ouvir a maravilhosa compositora da ala das baianas do Império Serrano, parceira do Silas, que eu e Albino (Pinheiro) estamos apresentando no show do Paiol (Boite de Ipanema)”. Fizemos uma pausa e ele continuou o papo por mais algum tempo, tentando passar para mim a emoção que sentira ao ouvir D. Ivone Lara cantar e tocar cavaquinho encantando a todos com a sua simplicidade e com o passo miudinho nas quebradas de um partido alto. Fiquei convencido. Meses depois, dirigindo a gravação de um disco de Martinho da Vila, tive o prazer de conhecê-la. Estávamos ensaiando o coro para o LP do batuqueiro (ele havia feito a arregimentação), quando Martinho me pediu maior atenção para uma pastora bonita, afinada e de sorriso franco. Satisfeito, fazendo parecer que me trazia um presente, apresentou-me D. Ivone Lara com muita simpatia. Procurei conhecer os seus sambas e como não poderia deixar de ser, mais tarde, gravei vários deles nos discos que tive oportunidade de produzir. Ficamos amigos, trabalhamos em vários LP’s (ela é ótima corista) e até viajamos para o exterior fazendo shows. Este ano, ao me tornar free-lancer, recebi convite da WEA (por intermédio do Heleno de Oliveira) para fazer este álbum da “baiana-tiê” (Alô Adelzon Alves). Ouvi suas excelentes gravações anteriores e conclui que seria bom o trabalho apresentar com maior veemência algumas músicas do prazer da Serrinha, escola anteriormente chamada Cabelo de Mana e que ajudou a formar o Império Serrano. Este material magnífico, D.Ivone Lara já sabia, cantava desde menina e a sua intimidade com os temas abordados me permitiu fazer um disco integrado na sua realidade, como o samba deve ser, simples, bonito e principalmente brasileiro.
Rildo Hora
contracapa

DONA IVONE LARA alegria, minha gente (serra dos meus sonhos dourados)

LADO A

  1. RODA DE SAMBA PRA SALVADOR
    (D.Ivone Lara)
  2. PRÉA COMEU
    (D.Ivone Lara)
  3. O SAMBA NÃO PODE PARAR
    (Fabrício do Império e Paulo George)
  4. LAMENTO DO NEGRO
    (Caboré, Onofre e Heitor dos Prazeres Filho)
  5. NASCI PRA SONHAR E CANTAR
    (D.Ivone Lara e Delcio Carvalho)

LADO B

  1. SAMBAS DE TERREIRO (PRAZER DA SERRINHA)
    SERRA DOS MEUS SONHOS DOURADOS (Carlinhos Bem-te-vi)
    ORGIA (Manula)
    ALEGRIA, MINHA Gente (Paco)
    EU JÁ JUREI (Antenor Bexiga)
    ME ABANDONASTE (Mestre Fuleiro e D.Ivone Lara)
    MEU DESTINO É SOFRER (D.Ivone Lara)
    CHORAR NÃO RESOLVE (Manula)
    SERRA DOS MEUS SONHOS DOURADOS (Carlinhos Bem-te-vi)
  2. CORAÇÃO POR QUE CHORAS?
    (D.Ivone Lara)
  3. VEJO EM TEUS LÁBIOS RISOS
    (Mestre Fuleiro e Delfino Coelho)
  4. UMA ROSA PRO CARTOLA
    (Wilson Moreira e Nei Lopes)
    (Música Incidental: “O SOL NASCERÁ” Cartola e Elton Medeiros)

WEA – 20.077, LP

MÚSICOS:

Violão: NECO, MANOEL CONCEIÇÃO (MÃO DE VACA), RAFAEL RABELLO E RUY QUARESMA • Harmônicas: RILDO HORA • Cavaquinho: ALCEU MAIA, MANÉ DO CAVACO, PUAN DO CAVACO, NECO, CARLINHOS (SOM 7), LUCIANA RABELLO • Bandolim: JOEL NASCIMENTO • Baixo: BEBETO (TAMBA TRIO) • Bateria: PAPÃO E HÉLIO SCHIAVO • Percussão: GORDINHO, BAIANO, LUNA, MARÇAL, ELISEU, DOUTOR, GERALDO BONGO E EVERALDO • Ambientação: CONJUNTO SAMBA SOM 7 (BAIANO, INDIO, BELÔBA, BETÃO, GETÚLIO, SETEMBRINO, PEPÉ E AILTON BOZÓ) • Coro: D. IVONE LARA, ZENILDA, DINORAH, ZEZÉ, BARBOSA, GENARO, GALÃ E EDGARDO LUIS

FICHA TÉCNICA:

Produzido por: RILDO HORA • Direção Artistica: GUTI • Arranjos e Regência: RILDO HORA • Assistente de Produção: GREGÓRIO GOMES NOGUEIRA • Administração Musical: TERESA TEIXEIRA • Técnico de Gravação e Mixagem: TONINHO • Auxiliar de Gravação e Mixagem: MAGRO • Diretor Técnico: DUDU MARQUES • Coordenação de Estúdio: LAURA SANTOS • Montagem: WILSON MEDEIROS • Estúdio de Gravação e Mixagem: TRANSAMÉRTCA (RJ) • Corte: OSMAR FURTADO (ODEON) • Fotos: JUAREZ CAVALCANTI • Capa: JATOBÁ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *