FUNDO DE QUINTAL NOSSA VERDADE 2011, Biscoito Fino

O grupo Fundo de Quintal agora está de casa nova. Eles assinaram com a badalada gravadora carioca Biscoito Fino, que tem Chico Buarque em seu elenco.

Nossa Verdade”, seu novo CD, marca o início desse contrato, que flagra a banda com três dos integrantes de sua formação original: Bira Presidente, Ubirany e Sereno, que tem atualmente a seu lado Ademir Batera, Ronaldinho e o fraldinha do time, Flavinho.

Bira Presidente, que também é o presidente do Cacique de Ramos, bloco criado há 50 anos e onde o Fundo de Quintal iniciou sua carreira, comemora a novidade.

Na nossa trajetória de 34 anos, só tivemos espaços em gravadoras sendo convidados, nunca procuramos. Isso nos deixa orgulhosos, pois valoriza e mostra reconhecimento pelo nosso trabalho, que é baseado nas raízes do samba, com respeito e autenticidade.”

Nossa Verdade” marca a entrada de Flavinho no grupo.

O Flavinho é o mais novo do grupo, está conosco há dois anos, mas sabe tudo do samba, encarou a responsabilidade muito bem, e escuta muito a gente. Antes de entrar no Fundo, já havíamos gravado várias composições dele. É por isso que o nosso grupo nunca caiu, somos exigentes com quem entra.”

Já passaram pelo Fundo de Quintal nomes importantes do samba, entre os quais Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Sombrinha e Almir Guineto. Por sinal, a contracapa do CD inclui as fotos de todos os integrantes da história do grupo.

É uma homenagem a todos que nos ajudaram a chegar onde chegamos. Ninguém saiu do Fundo por briga, e sim para terem vontade de partir para outros projetos.”

Bira define “Nossa Verdade” como um trabalho que é a cara do seu grupo.

O novo CD não tem novidades, mas vem muito mais autêntico. A batida da percussão procura se encaixar bem nas letras, nas harmonias, procuramos sentir cada música. Cada música tem um tratamento próprio, e conta com a nossa marca registrada.”

Fundador e presidente do Cacique de Ramos, Bira Presidente, que tem 74 anos de idade, recebeu uma ótima notícia há algumas semanas. O seu bloco será o tema do enredo da Mangueira no Carnaval 2012.

Fiquei muito lisonjeado quando o Ivo Meirelles, presidente da Mangueira, nos comunicou que o Cacique de Ramos será o enredo deles em 2012. Isso, mesmo com muitos estados brasileiros tendo oferecido ótimos patrocínios a eles.”

O músico não se esquece da importância de Beth Carvalho para a trajetória do grupo.

Ela tem uma história muito linda conosco, nos conheceu em 1977. Ela nos viu, adorou e nos apresentou ao produtor Rildo Hora. Aí, fomos convidados para tocar no disco que a Beth gravou e lançou em 1978, Pé no Chão, não tínhamos nem carteirinha da Ordem dos Músicos, na época.”

A primeira música a ser trabalhada do novo CD é outra prova do apego às raízes e à continuidade da carreira do grupo. Trata-se da faixa título, assinada por Sereno em parceria com seu filho, André Renato.
Fabian Chacur
R7

FUNDO DE QUINTAL NOSSA VERDADE

  1. NOSSA VERDADE
    Sereno / André Renato
  2. LÁ DEBAIXO DA TAMARINEIRA
    Flavinho Silva / Ronaldinho / André Rocha
  3. TEU JOGO
    Roque Silva / Diógenes Tiê / Gilberto Gomes / Flávio Cardoso
  4. FÉ EM DEUS
    Flavinho Silva
  5. CACIQUE, A CONSAGRAÇÃO
    Sereno / André Renato
    part.: Beth Carvalho
  6. COISA DA ROÇA
    Sereno / Flávinho Silva / Ronaldinho
  7. FERA NO CIO
    Cleber Augusto / Jorginho Chinna / Djalma Falcão / Bicudo
  8. PASSOU DA HORA
    Flavinho Silva / André Renato / Marquinhos PQD
  9. O BOM SONHADOR
    Flávinho Silva / Ronaldinho / Marcelo Xingú
  10. SUBTRAÇÃO
    Sereno
  11. O PODER DE CURAR
    Arlindo Cruz / Sombrinha / André Rocha
  12. ROMANCE PROIBIDO
    Ubirany / Serginho Madureira / Capri
  13. NOSSA BOSSA
    Claudemir / Dado
  14. LUZ DA ALVORADA
    Dona Ivone Lara / Paulinho Carvalho / Delcio Carvalho
  15. CONSELHO
    Adilson Bispo / Zé Roberto
    INSENSATO DESTINO
    Acyr Marques / Chiquinho / Mauricio Lins

Biscoito Fino – BF 379, CD

Uma realização. Biscoito Fino
Direção geral. Kati Almeida Braga
Direção artística. Olivia Hime
Coordenação de produção. Martinho Filho

Produção. Marcela Maia
Assistente de produção. Maiara de Paula
Departamento Label Copy. Lidiane Lima

Arranjos – Charlinho 8,9 / Paulão Sete Cordas 1,3,4,6,12,13 / Rildo Hora 2,5,7,10,11,14; Baixo – Charlinho 8,9 / Paulinho Oliveira 4,5; Bandolim – Luis Barcelos; Banjo – Ronaldinho; Bateria – Ademir Batera; Caixa – Paulinho Sampagode; Caixinha – Ubirany; Cavaco – Henrique Cazes; Cavaquinho – Flavinho Silva; Cuíca – André Rocha; Flauta – Alexandre Maionese; Pandeiro – Bira Presidente; Realejo (gaita) – Rildo Hora; Repique – Ubirany; Surdo – André Rocha; Tamborim – Paulinho Sampagode; Tantã – Sereno; Teclado – Marcos Valério; Violão – Emerson de Paula; Violão de 7 – Carlinhos 7 cordas; Coro – Ronaldinho, Analimar Ventapene, Flavinho Silva, Marcelo Furtado, Ubirany, Paulão 7 Cordas, Jussara Lourenço, Sereno, Patricia Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *