NELSON SARGENTO ENCANTO DA PAISAGEM | 1986, Karup Discos

Este disco é o produto de um caso de amor entre um jovem japonês, Katsunorl Tanaka, e a música popular brasileira. Tanaka não é um japonês investidor, em busca de reprodução de capital. É um trabalhador comum, que resolveu aplicar a sua poupança num tipo de música brasileira que as nossas, gravadoras não querem gravar.

Nelson Sargento chama-se, no registro civil, Nelson Mattos (ele faz questão dos dois t). Seu apelido surgiu do tempo em que era sargento do Exército, quando era identificado de duas maneiras: no quartel, era o Sargento Nelson: na Mangueira, o Nelson Sargento.

Mas não é sobre o apelido de Nelson que desejo falar. Quero, na verdade, é chamar a atenção para um homem que absorve como poucos outros o qualificativo de artista. Nelson é um artista, pronto e acabado. É um poeta, um cronista, um humorista, um pintor (de quadros e de parede) e um Nelson Sargento admirável. Tem o talento e a emoção do artista. Um homem do povo, que enfrenta todas as graves dificuldades que desabem sobre o trabalhador brasileira mas que nunca abriu mão de sua condição de artista. Ele cria sua obra, vai para o batente para sustentar a família e ainda pensa na obra de quem o influenciou. Canta as músicas do padrasto. O velho Alfredo Português, homenageia Cartola com um samba e escreve um livro sobre Geraldo Pereira (edições Funarte). Coisa de artista.

 

Aqui está Nelson Sargento, acompanhado por vários amigos, músicos, “Nelson Sargentões” e cantores, apresentando músicas que expressam maravilhosamente a criatividade do sambista. Razão pela qual chamo a atenção do ouvinte para o fato de que adquiriu mais do que um disco. Aqui está um documento de importância histórica: é a obra de um artista, de um grande artista do povo e que a gente conhece pelo nome de Nelson Sargento.

O caso de amor de Tanaka é exatamente com essa música bonita, expressiva, forte, verdadeira e que os donos do consumo não prestigiam por considerá-la não comercial. Também sou apaixonado por essa música, mas isso não é nada demais, porque sou daqui. Razão pela qual homenageio o amigo do outro lado do mundo, a quem manifesto a minha gratidão e a quem louvo pela coragem e pelo bom gosta.

SÉRGIO CABRAL
contracapa

NELSON SARGENTO - ENCANTO DA PAISAGEM - 1986

LADO A

  1. ENCANTO DA PAISAGEM 3’00
    (Nelson Sargento)
  2. HOMENAGEM AO MESTRE CARTOLA 3’18
    (Nelson Sargento)
  3. VIM LHE PEDIR 2’31
    (Nelson Sargento a Cartola)
  4. VAI DIZER A ELA 2’00
    (Nelson Sargento)
  5. DE BOTECO EM BOTECO 2’25
    (Nelson Sarnento)
  6. IDIOMA ESQUISITO 3’18
    (Nelson Sargento)

LADO B

  1. SÓ VOLTAREI 1’58
    (Nelson Sargento)
  2. MAR DE LÁGRIMAS 3’49
    (Nelson Sargento e Guilherme de Brito)
  3. PROMETO SER FIEL 2’45
    (Nelson Sargento)
  4. A FELICIDADE SE FOI 3’12
    (Nelson Sargento) participação especial de Claudia Savaget
  5. AMANTE VADIO 4’13
    (Nelson Sargento e Zé Luiz)
  6. AGONIZA MAS NÃO MORRE 2’08
    (Nelson Sargento)

Karup Discos – KLP-025, LP

Violão de 7 cordas RAFAEL RABELLO – Violão LUIZ OTÁVIO BRAGA – Cavaquinho HENRIQUE CAZES – Trombone NELSINHO – Clarinete PAULO SÉRGIO SANTOS – Flauta, Sax-alto e Assobio DAZINHO – Percussão BETO CAZES (pandeiro, ganzá, repique de mão, tamborim, garrafa de cerveja com abridor, coco, tan-tan e surdo) – MARÇAL (cuíca e tamborim) – ÉLTOM MEDEIROS (caixa-de-fósforo e tamborim) – GORDINHO (surdo) – MARCOS SUZANO (frigideira, agogô, tamborim) – OSCAR BOLÃO (pandeiro, caixa, agogô)

Coro (A 6) PAULO e MARLENE, WILSON e SERVULA, HENRIQUE e ISABELA, MARQUINHOS e BETO, NELSON SARGENTO e LEO, MARCOS PAIVA
Coro (B 5) DINORAH, NARA, EURÍDICE, HENRIQUE CAZES, DALMO MEDEIROS, NELSON SARGENTO
Coro (B 6) BEE, BETH CARVALHO, BETO CAZES, CLÁUDIO JORGE, CRISTINA, DELCIO CARVALHO, ELTON MEDEIROS, HENRIQUE CAZES, JAIR DO CAVAQUINHO, MARCOS SUZANO, MAURO DUARTE, NELSON SARGENTO, PAULÃO, SERVULA, TANAKA, VIVINHA, WILSON MOREIRA, ZÉ LUIZ e A VELHA GUARDA DA PORTELA (Monarco, Chico Santana, Manacéa, Argemiro, Casquinha, Alberto Lonato, Osmar do Cavaco, Chatim, Doca, Eunice e Surica)

FICHA TÉCNICA: Produtor Fonográfico KUARUP PRODUÇÕES LTDA e KATSUNORI TANAKA – Projeto Artístico: K. TANAKA, BETO CAZES e HENRIQUE CAZES – Produção Artística: HENRIQUE CAZES – Produção Executiva: BETO CAZES – Arranjos e Regências: HENRIQUE CAZES, LUIZ OTÁVIO BRAGA (1B) – Gravado em junho de 1986, no Estúdio HARA, Rio de Janeiro – Técnico: MARCELO SABOYA – Auxiliares: MÁRCIO, EDUARDO e MARCELINHO – Mixado em PCM-Digital, nos Estúdios EMI-ODEON, RJ – Técnico: TONINHO MARROM – Assistente de Mixagem: HENRIQUE e BETO CAZES – Corte do Acetado: JOSÉ OSWALDO MARTINS – Supervisão: MARIO DE ARATANHA – Capa: JANINE HOUARD (criação e produção gráfica) – NELSON SARGENTO (pintura) – PAULO RICARDO (foto) – LÍDIA LOPES (montagem)

Agradecimentos especiais a NILO SÉRGIO FILHO e SERGIO CABRAL pela força, e a rapaziada que participou do coro em “Agoniza mas não morre” e “Idioma esquisito”. Participação especial de BETH CARVALHO (gentilmente cedida pela RCA) na faixa “Agoniza mas não morre”.

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