Poeta da Cidade Martinho canta Noel 2010, Biscoito Fino

NOEL ROSA DE MEDEIROS, conhecido como O Poeta da Vila, na verdade é O Poeta da Cidade do Rio de Janeiro, a Capital do Samba. Por isso abrimos o CD com Filosofia, que versa sobre a sua arte e fechamos com Cidade Mulher, uma alegre marcha de carnaval.

Esse trabalho é uma homenagem ao genial compositor, cantado num samba enredo neste ano do seu centenário de nascimento – “Veio ao planeta com os auspícios de um cometa, naquela ano da Revolta da Chibata. A sua vida foi de notas musicais, seus lindos sambas animavam carnavais. Brincava em blocos com boêmios e mulatas, subia morros sem preconceitos sociais.”

O compadre Elifas me pediu uma opinião sobre a personalidade do homenageado e aqui vai a que escrevi no encarte do LP Martinho da Vila Isabel, lançado em 1984, todo alusivo ao bairro aonde nasceu o poeta: “Noel é de grande importancia para o samba e para os sambistas, não só pela sua obra, mas também pelas suas atitudes.”

Calça branca de linho, camiseta da cor do céu carioca numa terça-feira azul e quente, sandália de couro e escapulário no pescoço. De mansinho, Martinho da Vila adentra a quadra da escola de samba que desde 1966 se instalou em seu coração. Com reverência de devoto, varre com o olhar o amplo espaço de pé-direito altíssimo. “É um templo”, define, antes de traçar um arco de tempo que o leva a recuar quase meio século, quando chegou à Vila Isabel atraído pela alma sonora do bairro que nos anos 1930 um poeta franzino e genial colocou no mapa do samba. “Quando vim morar na Vila, percebi que aqui Noel Rosa era deus. Respirava-se Noel em todo lugar. Decidi mergulhar na vida dele e descobri sua importância para a música, para o Rio de Janeiro, para o Brasil. Virei um fanático.”

“Antes de Noel, o samba era coisa de negros e favelados. Mesmo o Grupo de Tangarás, a que pertencia, não gostava de samba. E ele, desprovido de preconceitos, subiu o morro, bebeu na fonte, fez parcerias e trouxe o samba para baixo. O gênero evoluiu e hoje está em todas as classes sociais”, analisa Martinho.

POETA DA CIDADE (MARTINHO CANTA NOEL) , é uma homenagem na hora certa, no lugar certo, feita pela pessoa certa. Isto é: em pleno centenário, Noel Rosa ganha um tributo feito por outro ícone da Vila Isabel, Martinho da Vila.

O repertório de 14 faixas prioriza as composições que Noel fez sozinho, tanto a letra quanto a música. Por essa razão, algumas das canções não são tão conhecidas do público. A exceção, e que abre o disco, é “Filosofia“, que já foi muito interpretada por outro ícone do samba que também completa seu centenário em 2010, o paulista Adoniran Barbosa.

Mas Martinho não canta sozinho. As parcerias, aliás, não são lá muito impressionantes e privilegiam cantoras novas e as filhas – tanto as dele como a do produtor do disco, Rildo Hora. Maíra Freitas e Ana Costa são as que se saíram melhor. A experiente Mart’nália também cumpre bem seu papel no clássico “Rapaz folgado“, feita em reposta ao compositor Wilson Batista Jr. Já “Três apitos” e “Coisas nossas” ficaram um tanto quanto comprometidas.

Os arranjos e o andamento de algumas músicas são um pouco diferentes, mas ficaram bastante interessantes e Marinho da Vila conseguiu achar um bom equilíbrio entre respeitar os originais e imprimir seu próprio estilo. Ele faz a homenagem sem querer aparecer mais do que o autor e nem simplesmente copiar o que já estava gravado. Destaques para “Fita amarela“, “E não brinca não” e “Último desejo“.

Rafael Sartori

Poeta da Cidade Martinho canta Noel

  1. FILOSOFIA
    Martinho da Vila
  2. MINHA VIOLA
    Martinho da Vila e Mart´nália
  3. E NÃO BRINCA NÃO
    Martinho da Vila
  4. RAPAZ FOLGADO
    Martinho da Vila e Mart’nália
  5. SEJA BREVE
    Martinho da Vila
  6. COISAS NOSSAS
    Martinho da Vila e Analimar Ventapane
  7. FITA AMARELA
    Martinho da Vila e Aline Calixto
  8. TRÊS APITOS
    Martinho da Vila e Patricia Hora
  9. SÉCULO DO PROGRESSO
    Martinho da Vila e Ana Costa
  10. QUANDO O SAMBA ACABOU
    Martinho da Vila e Analimar Ventapane
  11. ÚLTIMO DESEJO
    Martinho da Vila e Maíra Freitas
  12. O X DO PROBLEMA
    Martinho da Vila e Aline Calixto
  13. EU VOU PRA VILA
    Martinho da Vila e Ana Costa
  14. CIDADE MULHER
    Martinho da Vila

Biscoito Fino BF 881, CD

Ficha técnica

Produção e direção Rildo Hora
Arregimentação e assistente de produção Genilson Barbosa
Assistente de produção Bianca Bunier
Engenheiro de gravação e mixagem Gabriel Pinheiro
Engenheiro e assistente de gravação e mixagem Lucas Ariel
Estúdio de gravação e mixagem Biscoito Fino
Masterização Vison Digital
Engenheiro de masterização Ricardo Dias
Projeto gráfico Elifas Andreato
Arte-final João Bosco de Oliveira
Fotos de Martinho da Vila Divulgação MZA

1 FILOSOFIA 4’33
Rildo Hora regência
Fernando Merlino piano
Zé Luiz Maia baixo acústico
Fernando Caneca violão e guitarra
Beto Cazes pandeiro e vassourinha

2 MINHA VIOLA 3’09
Maurício Carrilho arranjo, regência e violão
Cristóvão Bastos piano
Ana Rabello cavaco
Pedro Amorim bandolim
Marcílio Lopes violão tenor
Marcus Thadeu pandeiro e tamborim
Magno Júlio surdo e tamborim

3 E NÃO BRINCA NÃO 2’57
Rildo Hora arranjo, regência e realejo (gaita)
Mané do Cavaco cavaco
Ivan Machado baixo
Cláudio Jorge violão
Ovídio Brito pandeiro, tamborim, triângulo e xique

4 RAPAZ FOLGADO 3’04
Maurício Carrilho arranjo, regência e violão
Cristóvão Bastos piano
Ana Rabello cavaco
Marcus Thadeu pandeiro e tamborim
Magno Júlio surdo e tamborim
Aquiles Moraes trompete
Rui Alvim clarinete

5 SEJA BREVE 2’54
Rildo Hora arranjo e regência
Fernando Merlino piano
Zé Luiz Maia baixo
Fernando Caneca violão
Márcio Almeida cavaquinho e banjo
Beto Cazes pandeiro

6 COISAS NOSSAS 2’56
Maurício Carrilho arranjo, regência e violão
Cristóvão Bastos piano
Ana Rabello cavaco
Pedro Amorim bandolim
Marcus Thadeu pandeiro e tamborim
Magno Júlio surdo e tamborim

7 FITA AMARELA 2’48
Maurício Carrilho arranjo, regência e violão
Ana Rabello cavaco
Marcus Thadeu pandeiro e tamborim
Magno Júlio surdo e tamborim
Pedro Paes sax tenor
Marcelo Bernardes flauta

8 TRÊS APITOS 2’42
Rildo Hora arrano e regência
Fernando Merlino piano
Zé Luiz Maia baixo acústico
Fernando Caneca violão e guitarra
Luis Filipe violão de 7
Beto Cazes pandeiro, vassourinha, tamborim e xique
Dirceu Leite flauta e sax tenor

9 SÉCULO DO PROGRESSO 3’25
Maurício Carrilho arranjo, regência e violão
Ana Rabello cavaco
Marcus Thadeu pandeiro, tamborim e cuíca
Magno Júlio surdo e tamborim
Rui Alvim e Pedro Paes clarinete

10 QUANDO O SAMBA ACABOU 3’13
Maurício Carrilho arranjo, regência e violão
Cristóvão Bastos piano
Ana Rabello cavaco
Marcus Thadeu pandeiro, tamborim e cuíca
Magno Júlio surdo e tamborim
Rui Alvim clarone
Marcelo Bernardes flauta

11 ÚLTIMO DESEJO 4’54
Rildo Hora arrano e regência
Maíra Freitas concepção de arranjo e piano
Zé Luiz Maia baixo
Fernando Caneca violão
Beto Cazes pandeiro

12 O X DO PROBLEMA 2’43
Maurício Carrilho arranjo, regência e violão
Ana Rabello cavaco
Marcus Thadeu pandeiro, tamborim e prato
Magno Júlio surdo, tamborim e agogô
Marcelo Bernardes flauta
Pedro Paes clarinete

13 EU VOU PRA VILA 3’34
Rildo Hora arrano e regência
Fernando Merlino piano
Zé Luiz Maia baixo
Fernando Caneca violão
Márcio Almeida cavaquinho
Beto Cazes pandeiro
Serjão trombone
Dirceu Leite clarinete e sax tenor

14 CIDADE MULHER 3’02
Rildo Hora arrano e regência
Fernando Merlino piano
Zé Luiz Maia baixo acústico
Fernando Caneca violão e guitarra
Beto Cazes pandeiro e vassourinha
Dirceu Leite flauta, sax tenor e clarinete

todas as faixas autor: Noel Rosa
com adaptação de Martinho da Vila;
exceto Filosofia – autor: Noel Rosa e André Filho

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