“Brasil Mestiço” é o décimo quarto álbum de estúdio de Clara Nunes, lançado em 18 de agosto de 1980 pela EMI-Odeon. A partir de maio de 1980 – quando participou do show em homenagem ao Dia do Trabalhador no Riocentro, a pedido de Chico Buarque e do produtor musical Fernando Faro –, Clara Nunes já havia adotado um novo visual, que serviria de conceito para seu próximo álbum.

Seguindo a sugestão de seu maquiador, Guilherme Pereira, a cantora fez um permanente no cabelo, com a finalidade de adquirir um visual mais afro-brasileiro. Àquela altura, o novo disco, que seria gravado em junho, já estava com o repertório praticamente fechado.

O conceito do álbum, no entanto, seria explorado ainda mais pela cantora a partir de uma viagem que fez a Angola, ainda na primeira semana de maio. Clara foi convidada por Chico Buarque para participar de uma série de apresentações com outros 64 artistas brasileiros no Projecto Kalunga, cuja renda seria destinada à construção de um hospital no país africano.

A amizade entre os artistas iniciou-se devido ao fato de que o marido de Clara, o compositor Paulo César Pinheiro, conhecia Chico desde os bastidores dos festivais da TV Record. A viagem a Angola, no entanto, estreitaria os laços entre eles.

Em julho de 1980, já de volta ao Brasil, Clara começou a gravar “Brasil Mestiço”. Apesar do repertório estar fechado, ela ligou para Chico pedindo que ele compusesse uma música para ela, assim como havia lhe prometido durante a viagem.

A música em questão era “Morena de Angola”, faixa de abertura do disco e um dos maiores sucessos da cantora. Em consonância com a concepção do álbum, a capa do mesmo foi fotografada por Wilton Montenegro no morro da Serrinha, enquanto Clara dançava jongo com a ialorixá Vovó Maria Joana e com o Mestre Darcy do Jongo.

Além de “Morena de Angola”, Clara também emplacaria nas rádios a faixa “Sem Companhia”, escolhida para a trilha sonora da novela Coração Alado, da Rede Globo. “Morena de Angola” e “Viola de Penedo” foram convertidas em videoclipes pelos produtores do Fantástico.

Quase todas as canções do álbum ganhariam espaço nas rádios. No repertório, dois sambas de Candeia, três de Mauro Duarte (dois com Paulo César Pinheiro e um com Elton Medeiros) e um de Nelson Cavaquinho e Wilson Canegal, além de um partido-alto de Alberto Lonato, Josias e Maceió do Cavaco e um samba de quadra da Paraíso do Tuiuti, parceira entre Noca e Natal da Portela.

Apoiado por um elaborado aparato midiático, “Brasil Mestiço” venderia mais de 500 mil cópias, dando à cantora o sétimo disco de ouro de sua carreira. Com este álbum, Clara Nunes recebeu o Troféu Roquette Pinto de personalidade do ano na música.

O álbum deu origem ao segundo espetáculo solo da carreira da cantora, intitulado Clara Mestiça. O show, com direção de Bibi Ferreira, roteiro de Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós, cenário de Elifas Andreato e coreografia de Reinaldo Cabral, estreou no dia 9 de janeiro de 1981.
texto: wikipedia


Repertório/Músicos

Lado A

  1. MORENA DE ANGOLA (Chico Buarque)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Rafael
    cavaco – Alceu
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Elizeu, Cabelinho, Jorginho, Dazinho, Cuscus
    arranjo – Geraldinho Vespar
  2. SEM COMPANHIA (Ivor Lancellotti e Paulo César Pinheiro)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Rafael
    cavaco – Alceu
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Jorginho
    sax – Ricardo
    arranjo – Geraldinho Vespar
  3. VIOLA DE PENEDO (Luiz Bandeira)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Dino
    sanfona – Sivuca
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    viola de 10 cordas – Zé Menezes
    ritmo – Gordinho, Luna, Elizeu, Cabelinho, Jorginho
    arranjo – Sivuca
  4. NINHO DESFEITO (Nelson Cavaquinho e Wilson Canegal)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Rafael
    cavaco – Alceu
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Elizeu, Cuscus, Cabelinho, Jorginho
    arranjo – Nelsinho
  5. CORAÇÃO EM CHAMA (Elton Medeiros e Mauro Duarte)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Rafael
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Elizeu, Jorginho, Cabelinho, Cuscus
    arranjo – Nelsinho
  6. PEIXE COM CÔCO (Alberto Lonato, Josias e Maceió do Cavaco)
    violão de 7 – Dino
    cavacos – Alceu e Carlinhos
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Elizeu, Marçal, Cabelinho, Doutor
    arranjo – Nelsinho

Lado B

  1. BRASIL MESTIÇO, SANTUÁRIO DA FÉ (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Rafael
    cavacos – Carlinhos e Alceu
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Elizeu, Cabelinho, Jorginho, Cuscus
    arranjo – Gaya
  2. DIA A DIA (Candeia e Jaime)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Rafael
    cavaco – Alceu
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Elizeu, Cabelinho, Jorginho
    arranjo – Gaya
  3.  ESTRELA GUIA (Sivuca e Paulo César Pinheiro)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Dino
    cavaco – Alceu
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Elizeu, Cabelinho
    sanfonas e piano – Sivuca
    arranjo – Sivuca
  4. REGRESSO (Candeia)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Rafael
    cavaco – Carlinhos
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Luna, Cabelinho
    arranjo – Gaya
  5. MEU CASTIGO (Paulo Cesar Pinheiro)
    violão – Helinho Delmiro
    cavaco – Carlinhos
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Eliseu, Cabelinho, Cuscus
    arranjo – Gaya
  6. ÚLTIMA MORADA (Noca da Portela e Natal)
    violão – Helinho Delmiro
    7 cordas – Rafael
    cavaco – Alceu
    baixo – Luizão
    bateria – Wilson das Neves
    ritmo – Gordinho, Luna, Eliseu, Das Neves, Jorginho, Cabelinho
    arranjo – Nelsinho

Ficha Técnica

Direção de Produção: RENATO CORRÊA
Produção Executiva: PAULO CÉSAR PINHEIRO
Orquestrações e Regência: SIVUCA, GERALDO VESPAR, NELSINHO e GAYA
Técnicos de Gravação: GUILHERME REIS, SERGINHO, ROBERTO DE CASTRO
Técnico de Mixagem: NIVALDO DUARTE
Corte: OSMAR FURTADO
Fotos: WILTON MONTENEGRO


Clara Nunes ‎– Brasil Mestiço
Odeon ‎– 31C 062 421207
Vinil, LP, Álbum
1980
DISCO É CULTURA

Publicado por Marcelo Oliveira

Sou carioca, mangueirense, botafoguense e apaixonado por samba. Meu objetivo com o blog sambaderaiz é divulgar o SAMBA, compartilhando meu acervo fonográfico. Que o blog seja um espaço de “Resistência Cultural” e em “Defesa da Tradição do Samba”. Forte abraço. marcelo@sambaderaiz.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 6 =