Roberto Napoleão Silva nascido no morro do Cantagalo em Copacabana, iniciou a carreira de cantor no rádio, na década de 30. Nos anos 40 realizou suas primeiras gravações, e foi do elenco das rádios Nacional e Tupi. Nesta última ficou conhecido como “Príncipe do Samba“, e suas interpretações são características pelo estilo sincopado e levemente dolente que encontrou para cantar samba, inspirado em dois ídolos anteriores, Cyro Monteiro e Orlando Silva.

Nesse seu elepê de 1974 lançado pela Som Hi-Fi com o samba Vida Sem Cor de Delcio Carvalho/Barbosa da Silva. Esse samba não foi lançado em disco nessa bolacha e sim no ano anterior por Roberto Ribeiro no disco homônimo lançado pela Odeon. O samba seguinte Dora (Sebastião Motta/Rubem Gerardi) fala de uma suposta traição de uma cabrocha “delatada” por um amigo. Este samba sim, foi lançado nesse álbum. Destaco também o samba dos salgueirenses Noel Rosa de Oliveira/Nescarzinho Água do Rio. De outro compositor das bandas da Tijuca (Morro do Salgueiro), Zuzuca, Roberto interpretou: Juro Por Deus. Lágrimas de Black-Out, samba que canta as recordações de um amor, também fez muito sucesso na época. Não perca mais tempo e ouça.

LP ROBERTO SILVA SAMBA DE MORRO | 1974, Som

VIDA SEM COR
(Delcio Carvalho – Barbosa da Silva)
DORA
(Sebastião Motta – Ruben Gerardi)
DIM DIM DIM DA POEIRA
(Agenor Madureira – Basilio Silva)
QUIZERA
(Waldir Machado – Bené Guimarães)
NÃO ACREDITO MAIS…
(Paulo Gesta – Cabôclo – Gildazio Pereira)
FALSA PROMESSA
(Archer da Motta – Rossilva)

ÁGUA DO RIO
(Noel Rosa de Oliveira – Anescar Pereira Filho)
LÁGRIMAS
(Black-Out)
MINHA MORAL
(Raul Marques – Paulo Gesta)
JURO POR DEUS
(Zuzuca – Benedito Reis)
SE VOCÊ SENTIR SAUDADE
(Ayrton Amorim – Odilon Noronha)
FRACASSO DE AMOR
(Pedro de Almeida)


Som Hi-Fi SOLP-40498, LP

Produtor Fonográfico: Som – Indústria e Comércio S/A
Direção Artística: Oséas Lopes
Estúdio: Somil – Rio de Janeiro
Técnico de Som: Luiz Paulo e Celinho
Mixagem: Luiz Paulo
Corte: Ary Perdigão
Layout: Douglas Batista Jr.

Publicado por Marcelo Oliveira

Sou carioca, mangueirense, botafoguense e apaixonado por samba. Meu objetivo com o blog sambaderaiz é divulgar o SAMBA, compartilhando meu acervo fonográfico. Que o blog seja um espaço de “Resistência Cultural” e em “Defesa da Tradição do Samba”. Forte abraço. marcelo@sambaderaiz.org

Participe da discussão

2 comentários

  1. olá meu amigo, poderia corrigir a musica de numero 5 pra mim???? parabens pela postagem, só a de numero 5 que não está tocando… abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + três =